domingo, 17 de julho de 2011

Atividade On-line

Atividade On-Line

Questão 1

Segundo o texto de Brockington e Pietrocola, uma parcela significativa dos professores trabalha em um ambiente pedagógico onde existem muitas regras e onde não há muito espaço para a criatividade ou muitas mudanças.
A partir dessa ideia, assinale a alternativa correta com relação à interferência de professores e alunos nos currículos escolares.
a) Os professores e alunos sempre estão unidos para aceitar mudanças no programa.

b) Cada inovação curricular se torna uma pequena batalha travada entre professores, escola e alunos. Infelizmente, na maioria das vezes, é uma guerra sem vencedores.

.
c) A maioria dos novos projetos, quando são colocados pelas pessoas que têm o poder na escola, são seguidos pelos alunos e nunca são questionados mesmo após o término do Ensino Médio.

d) Na escolha da metodologia a ser adotada para determinado conteúdo, a vontade dos alunos deve prevalecer, pois eles são o centro do processo e devem ser considerados como prioridade.

Questão 2
No texto de Guilherme Brockington e Maurício Pietrocola, existem afirmações relacionadas aos temas trabalhados e às pesquisas feitas sobre os mesmos.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) A maioria dos temas do Ensino Médio é atualizada por pesquisas.

b)Existem mais pesquisas na área de escalas termométricas do que na mecânica e, por isso, há uma estagnação nessa área.

c) É pouco provável que tenhamos um grupo de físicos estudando termometria, resistores ou outros conteúdos da escola básica da maneira como são apresentados.

d) Os temas de Física presentes no Ensino Médio são objeto de pesquisas de grupos que pretendem modificar resultados de problemas por meio de uma abordagem quântica.

Questão 3
No momento em que se discorre sobre autoavaliação e aprendizagem da matemática, no texto de Anabela Gomes, são feitas considerações importantes sobre as interpretações de alunos e professores.
Com relação a essas considerações, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

a) Existe a necessidade de procurar possíveis formas de aproximar o que o aluno entendeu como correto e o que o professor pretende por meio dos critérios.
.
b) Os critérios devem ter igual significado para todos os alunos.

c) Os alunos devem evitar comparações entre o que realizam e os critérios valorizados.

d) É importante que o aluno perceba a existência de estratégias alternativas. Entretanto, na avaliação, precisa haver uma uniformização para que se possa verificar se houve um desempenho satisfatório.

Questão 4
Considere a seguinte situação. Um aluno encontrou no cálculo do vértice do gráfico da função f(x) = x2 -5x +6 a ordenada yv =1/4. Verificou no livro e perguntou ao professor e obteve a resposta: “o valor não pode ser positivo nessas condições”. De acordo com o texto “AUTOAVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS E INVESTIMENTO NA APROPRIAÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO” ,o professor pode contribuir para a autonomia do aluno.
Conforme o referido texto, assinale a afirmativa correta sobre uma atitude que o professor pode tomar para conduzir esse processo.
a) O professor pode explicar ao aluno que o problema está no emprego errado da fórmula do discriminante da equação. A fórmula do discriminante permite que o aluno possa inferir sobre qualquer equação algébrica.

b) O professor deve lembrar o aluno das fórmulas que conduzem ao vértice da função para que o aluno possa refazer o problema. Refazendo o problema, o aluno poderá chegar ao resultado e ganhar confiança no professor. A partir da confiança no professor, ele pode desenvolver a autonomia, pois o professor sempre o estará estimulando a refazer sempre que errar.

c) O professor pode sugerir ao aluno que verifique quais as informações que os coeficientes e zeros da função podem trazer além de recomendar um estudo sobre a parábola. Pode pedir para o aluno reavaliar o processo e relatar o que encontrou. Assim estará contribuindo para que se tenha um processo de autoavaliação regulada.

d) O professor deve solicitar ao aluno que converse com seus colegas e verifique quais tiveram o mesmo resultado. Dessa interação, surge um conflito que certamente vai conduzir o aluno ao caminho correto e consequentemente ao resultado correto.

Questão 5

De acordo com o texto, é necessário atualizar os programas de Física no Ensino Médio. No entanto, as pessoas envolvidas parecem temer mudanças, que ocorrem de maneira muito lenta. Diante do exposto, assinale a alternativa correta com relação ao objetivo do artigo de Guilherme Brockington e Maurício Pietrocola .
O trabalho se propõe a analisar os requisitos necessários para a inserção de elementos de Mecânica Quântica nas aulas do Ensino Médio.

a) A proposta consiste em substituir a Física Newtroniana pelas ideias de Einsten.

b) A Mecânica Quântica pode substituir a Mecânica dada normalmente nos currículos escolares sem necessidade de adequação, uma vez que já faz parte do cotidiano do aluno.

c) O trabalho tem por objetivo principal mostrar que, com a Transposição Didática, é possível substituir todo o conteúdo dos programas atuais por Mecânica Quântica.

Questão 6

No texto de Anabela Gomes, encontramos uma importante contribuição sobre o papel do erro na aprendizagem.
Com relação a essa contribuição, assinale a alternativa correta.

a) O professor deve mostrar aos alunos os seus erros e pedir que refaçam repetidamente até acertarem respeitando, obviamente, o ritmo de cada aluno.

b) Os alunos devem desenvolver a capacidade de corrigir os erros dos outros com base em comparações feitas com seus pares.

c) É importante abordar de forma cuidadosa o erro como aspecto positivo, possibilidade de reflexão e de melhoria em trabalhos futuros.

d) Os erros devem ser analisados e comparados com os acertos para que o aluno aproveite o raciocínio utilizado nas questões que acertou e sinta-se confiante, ficando cada vez mais distante dos equívocos.


Questão 7


No texto de Anabela Gomes, encontramos: (...) À medida que os alunos vão aprendendo a melhor se autoavaliarem, também o seu desempenho vai melhorando (...). Considere que um aluno de uma classe de Matemática tenha feito a seguinte operação 1/6 + 1/4 = 2/6. Ao perguntar para a professora onde errou, ela disse “não podemos somar meio com quarto, pois são diferentes”.
Com base no artigo citado, analise as afirmações abaixo e assinale a afirmativa correta com relação a atitude da professora:
a) A atitude da professora está totalmente errada de acordo com o que diz o o texto, pois não explicita ao aluno onde está o erro. O aluno pode interpretar que a professora não sabe o assunto e isso não é saudável para a formação da sua autonomia.

b) A professora, agindo dessa forma, pode fazer com que o aluno busque por meio de desenhos ou outros raciocínios entender mais sobre “meios” e “quartos” e aprenda mais sobre o significado e a quantidade que cada um representa. Assim, estará contribuindo para que ele mesmo verifique, com base nos fundamentos teóricos, se acertou ou se errou.

c) A professora deve explicar que a matemática pode ter suas metodologias para ensino, mas os resultados são absolutos. O único caminho correto para o aluno é verificar quais as regras para somar frações e tentar aplicá-las corretamente.

d) O resultado acima mostra que a ideia de fração não foi corretamente trabalhada. Para que isso ocorra, é necessário que a professora faça o exercício para o aluno de várias formas. Assim, estará contribuindo para que o aluno melhore o seu desempenho e a sua autonomia.

Questão 8
No texto “Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de física moderna?”, foi discutida a possível inclusão da Física Moderna e Contemporânea (FCM) nos programas do Ensino Médio. As reflexões sobre a abordagens dos conceitos em Física, à luz das ideias de Chevallard e de outros pesquisadores, possibilitam algumas conclusões.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

a) De acordo com o texto, a Transposição Didática pressupõe que somente a parte qualitativa em Física é importante, uma vez que os problemas só têm utilidade após uma profunda reflexão sobre a origem dos conceitos que foram transpostos.

b) Em Física Moderna, não há necessidade de fazer a Transposição Didática, pois os temas já são significativos para o aluno.

c) Por meio dos princípios da Transposição Didática, o professor pode introduzir conceitos de Física Moderna e Contemporânea, utilizando, por exemplo, atividades de cunho filosófico e debates, dando ênfase aos aspectos mais qualitativos dos tópicos.

d) Com a transposição didática, é possível introduzir os conteúdos da Física de forma que todos encontrem aplicação direta no cotidiano do estudante de qualquer faixa etária. Os conceitos, quando bem trabalhados, fazem com que todos possam estudar até com livros destinados ao ensino superior.

Questão 9

No artigo “AUTO-AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS E INVESTIMENTO NA APROPRIAÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO” de Anabela Gomes, a autora trata de tópicos que envolvem o tema avaliação.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao principal objetivo do trabalho.
a) O estudo trata principalmente de discussões, de critérios de avaliação quando o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem.

b) A abordagem objetiva principalmente mostrar aos professores a importância da autoavaliação para a apropriação do conhecimento.

c) O trabalho tem como principal objetivo mostrar como a discussão dos critérios de avaliação pode alterar os graus atribuídos pelos professores nas avaliações.

d) A abordagem tem como tema principal a evolução da capacidade de autoavaliação do aluno por meio da apropriação de critérios.

Questão 10
O texto de Guilherme Brockington e Maurício Pietrocola toma como base a Teoria da Transposição Didática defendida pelo francês Yves Chevallard.
Assinale a alternativa correta a respeito dessa teoria.

a) Segundo a Teoria da Transposição Didática, ao ensinar um conteúdo, o professor deve saber de onde ele foi transposto, ou seja, qual a sua origem.

b) A Transposição Didática é adequada para mostrar que podemos mudar a ordem dos conteúdos no Ensino Médio quando nos deparamos com obstáculos.

c) A teoria afirma que pode haver interdisciplinaridade, mesmo transpondo os conteúdos de uma série para outra.

d) Os conceitos, ao serem ensinados, têm semelhanças com os princípios originais, mas passam por adaptações de acordo com o ambiente no qual estão inseridos.

2 comentários:

Anônimo disse...

tinha uma frase embaixo do tema?

Clélia Eugênia disse...

Grata pela atenção.
Atualizei o Design.