domingo, 17 de julho de 2011

PROCESSOS DIDÁTICOS

Questão 1
PROCESSOS DIDÁTICOS
Com o intuito de superar a tendência tecnicista da educação, assim como para apontar as reais possibilidades e limites da educação escolar na sociedade capitalista, surge nos anos de 1980 a proposta dialética na Didática. Esta proposta encontrava-se em concomitância com as lutas populares em favor da redemocratização do país após a Ditadura Militar e foi veiculada por dois pontos de vista diferenciados.Assinale a alternativa correta que indica os dois pontos de vistas anteriormente mencionados:
a) Pedagogia dialógica e instrucional
b) Pedagogia do oprimido e da esperança
c) Pedagogia positivista e pedagogia dialética
d) Pedagogia Histórico-Crítica e a Pedagogia Crítico-Social

Questão 2
PROCESSOS DIDÁTICOS
A consequência da concepção elaborada por Vygotsky para a aprendizagem é que a escola não pode se limitar ao já alcançado pela criança, mas deve através do ensino entender que o desenvolvimento psíquico deve ser levado pela aprendizagem e não ao contrário. Com base na afirmação anterior associe a coluna (A) com a coluna (B) considerando os conceitos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) em seguida assinale a alternativa correta:
COLUNA A
COLUNA B
I. ZDP
( ) quando o aluno tem capacidade própria de resolver um problema sem ajuda.


II. Nível de desenvolvimento real
( ) é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.


III. Nível de desenvolvimento potencial
( ) é quando o aluno consegue a resolução de um problema sob a ajuda/mediação de um

adulto ou em colaboração com outro colega.
II, III, I
I, II, III
III, I, II
II, I, III

Questão 3
PROCESSOS DIDÁTICOS
Associe a coluna A com a coluna B levando em conta as características da prática pedagógica nas concepções pedagógicas. Depois marque a alternativa que contém a sequência correta da associação.
COLUNA A
COLUNA B
I. Escola Tradicional
( ) Propõe uma didática instrumental e universal, concebida como um conjunto de conhecimentos técnicos

sobre o como fazer pedagógico.
II. Escola Nova
( ) Ensino repetitivo e mecânico e a retenção do conteúdo é garantida pela repetição de exercícios.
III. Tecnicismo
( ) Centrada no aluno ela caracteriza-se pela ênfase mais no como se aprende do que nos conteúdos do aprendizado.
IV.Pedagogia Histórico Critica
( ) Ensino centrado na realidade social leva o professor e os alunos a refletirem e analisarem os problemas

relacionados com o meio social, econômico e cultural da comunidade em que vivem.
I, II, III e IV
III, I, II e IV
II, III, I, IV
IV, III, II, I

Questão 4
PROCESSOS DIDÁTICOS
Assinale a alternativa correta:O ato de ensinar tem como um dos seus elementos fundamentais o conhecimento científico adequado ao ensino pela escola.O enunciado anterior diz respeito ao conceito de:
a) Transposição Didática.
b) Transposição Escolar.
c) Justaposição.
d) Saber de referência.

Questão 5
PROCESSOS DIDÁTICOS
Com relação aos elementos presentes no processo de ensino aprendizagem, associe a coluna A com a coluna B levando em conta os nomes e seus conceitos. Depois marque a alternativa que contém a sequência correta da associação.
COLUNA A
COLUNA B
I. Metodologia
( ) Materiais e meios auxiliares do ensino-aprendizagem.
II. Método
( ) É a sistematização do ensino, constituída por métodos e técnicas.
III. Técnica
( ) Conjunto organizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem do aluno, visando a

consecução dos objetivos propostos para o processo educacional.
IV.Recursos
( ) Meios utilizados pelo professor para facilitar a aprendizagem.
a) IV, I, II, III
b) III, II, I, IV
c) II, III, IV, I
d) I, IV, II, III

Questão 6
PROCESSOS DIDÁTICOS
Gasparin (2002) autora citada no livro base da disciplina explora os cinco passos da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, que são: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social. De acordo com este encaminhamento indique as proposições corretas:
I - O aluno é entendido como uma tabula rasa.
II - A prática social inspira o processo educativo.
III - Apresenta-se claramente a intenção do processo.
Busca-se a aquisição dos conhecimentos.
a) I, II e IV estão corretas
b) I, II, III e IV estão corretas
c) II, III e IV estão corretas
d) III e IV estão corretas

Questão 7
PROCESSOS DIDÁTICOS
Uma avaliação é eficiente quando pretende ser um momento de aprendizagem, que precisa acontecer permanentemente durante todo o processo educativo e de maneira específica, abrangendo pelo menos três aspectos. Com base nessa consideração analise as proposições abaixo e selecione as que estão de acordo com o pensamento anterior, em seguida assinale a alternativa correta:
I. Avaliação do aluno no início, no processo e no final da aprendizagem.
II. Avaliação do professor vinculada ao desempenho efetivo realizado no processo ensino-aprendizagem.
III. Avaliação do contexto vinculada às condições concretas de efetivação da ação pedagógica, isto é das aulas, do curso em geral.
IV. Avaliação pontual feita no início do curso dos recursos utilizados para o desenvolvimento da aprendizagem.
a) I, II e III são corretas.
b) I, II e IV são corretas.
c) II, III e IV são corretas.
d) I, III e IV são corretas.

Questão 8
PROCESSOS DIDÁTICOS
Com base no conteúdo apresentado no ivro base da disciplina ( Fundamentos da didática) assinale a alternativa que explica corretamente o significado de Transposição Didática:
a) trata-se da adequação do conhecimento científico para o ensino pela escola.
b) o saber específico sofre cortes e são repassados aos alunos de forma mais elaborada;
c) o saber de sincrético é transformado em saber sintético; resumido;
d) o saber de senso comum é traduzido para um saber mais elaborado.

Questão 9
PROCESSOS DIDÁTICOS
Conforme apresentado no livro base da disciplina a Escola precisa assumir que seu trabalho é essencialmente intelectual e científico.Assinale a resposta correta que justifica esta afirmativa:
a) Intelectual pressupõe articulação entre o saber cotidiano e o conhecimento científico.
b) Intelectual indica aquisição de informações gerais e científicas.
c) Científicos são conhecimentos teóricos e intelectual são pensamentos mentais.
d) Diferenciação entre pensamento, reflexões e conhecimentos científicos.

Questão 10
PROCESSOS DIDÁTICOS
No que diz respeito à aprendizagem, analise as proposições abaixo e marque V (VERDADEIRO) para as afirmações verdadeiras e F (FALSO) para as afirmações falsas. Depois assinale a alternativa correta que apresenta a sequência correta:
( ) A aprendizagem efêmera/mecânica é logo esquecida pelo cérebro e a aprendizagem significativa é arquivada e fácil de ser retomada.
( ) Para a reformulação da aprendizagem é necessário deixar de pensar no conteúdo pelo conteúdo e fazer dele um instrumento que permita ao aluno desenvolver ações, expressas por verbos contextualizados nesse conteúdo que são verbos de ação, habilidades operatórias.
( ) Aprender nada mais é do que descobrir significados, estabelecer conexões, associar o que se ouve a experiências e emoções vividas.
( ) O objetivo da aprendizagem é reproduzir no aluno novas necessidades, de tipo inferior, que significam a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.
V, V, V, F
F, V, F, F
F, F, V, V
V, F, V, F

Nenhum comentário: